terça-feira, 9 de junho de 2015

A prática do amor é o comprometimento com a restauração

Bom dia, meninas! Sei que estou em falta com vocês desde sexta, mas como quinta foi feriado e mesmo assim consegui escrever, não pude deixar de dar sexta, sábado e domingo para a minha família. Bem, e ontem já fui cobrada pelo whatsapp de não ter escrito, acontece que corri tanto, mais tanto, que pensei postar de noite e quando foi a noite o marido me levou para fazer compras, conclusão, só na fila do caixa ficamos mais de 1h e meia. Então, sem condições (rsrsrsrrsrs), no entanto aqui estou outra vez com vocês.E como não postei a continuação do estudo de segunda, aqui vai, com vocês a continuidade do estudo: Amor próprio e amor ao próximo.
A palavra "argueiro" (Lucas 6: 41-42) significa algo muito pequeno, uma partícula, poeira, cisco. A "trave" era a base das casas que eram construídas. Este exagero, argueiro versus trave, representa para nós as injustiças que muitas vezes são cometidas. O texto ensina que uma pessoa, mesmo com pequenas falhas ou pecados (argueiros), não pode ser julgada por outra, devido às suas "grandes" falhas ou pecados (trave). Embora o julgamento seja legítimo, não deve ser praticado.
A hipocrisia existe por não reconhecer o pecado na própria vida, enquanto aponta o dos outros. É o caso de Davi em 1 Samuel 12. Em contrapartida, aqueles que reconhecem seus pecados podem ser grandes pecadores e não hipócritas. Todavia, isso não resolve o problema todo. A expressão "...primeiro tira a trave do teu olho..." nos sugere arrependimento, confissão e abandono do pecado. Quando isso ocorre, não só vemos, mas, como diz o versículo, "vemos claramente". Só então temos autoridade para apontar os erros dos outros. Mas note uma coisa importante: não é simplesmente apontar, pois isso também é condenado pela Bíblia, mas é ajudar o próximo a melhorar de vida. O texto sugere uma relação de amor em que um ajuda o outro a superar suas falhas, seus erros, promovendo o crescimento espiritual.
Quando um irmão for pego no erro, exerça o perdão. Ele é suficiente e capaz de restaurar a vida humana porque procede de Deus. Quando todos assumimos a postura registrada por Paulo em Gálatas 6:2: "Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo", teremos as nossas vidas restauradas. Todavia, queremos criar regras e leis para tentar punir o próximo em nome de uma disciplina que nunca disciplinou e jamais disciplinará alguém. É necessário abandonar essas formas de disciplina, e isso não é conveniência com o pecado, como podem afirmar alguns. Isso é procedimento bíblico. Toda a lei de Cristo se resume em uma só palavra: amor. Ele é o princípio normativo da vida cristã. Sem ele não há salvação. Alguém pode até ser afastado do rol de membros da igreja, mas somente por não aceitar a possibilidade de restauração pelo amor.
Restaurar significa carregar o peso que tende a enfraquecer o seu irmão; significa olhar para o próximo  com compaixão e ajudá-lo a vencer as imperfeições. Restaurar é censurar o erro do próximo, mas tratando-o com mansidão, lembrando do que Cristo disse à mulher pecadora: "Nem eu te condeno; vai, e não peques mais". Restaurar é orar com o irmão, já que, às vezes, não possui forças para ir a Deus; é conduzi-lo a Jesus, a fim de que ache descanso nos seus braços.
Amanhã posto a finalização, até lá. Lembrando que o estudo é do pr. Leandro C. Menegatte.
Carol de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário